APRESENTAÇÂO


Olá a todos desde já deixo, os agradecimentos a todos os visitantes deste blogue. Este espaço foi criado para divulgar as aventuras e iniciativas de um grupo de amigos de Zebreira concelho de Idanha-a-Nova que entre outras coisas, gostam de dar umas pedaladas ao sabor da Natureza. O grupo chama-se como já devem ter reparado; OS ALCATRUZES - ZEBREIRA AMIGOS & BIKES. ALCATRUZES?! Porquê? Alcatruz, s.m. (do Árabe alcaduz). Vaso de barro e modernamente de zinco, que se ata no calabre da nora, e vasa na calha a água que recebe. Este é o significado de Alcatruz, mas o nome do grupo deve-se ao facto de os habitantes de Zebreira para além de ser Zebreirenses também são alcunhados por Alcatruzes.


segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Nós por cá...

O mês de Agosto está a chegar ao fim. Mas até que isso aconteça, o nosso conselho continua com as festas populares. Este fim-de-semana foi em Alcafozes a famosa festa da padroeira dos aviadores Nossa Senhora do Loreto e em Medelim celebram-se as festas em honra da nossa senhora do Calvário.

Eu pessoalmente optei por ficar por cá e assistir a um espectáculo de rua, oferecido gentilmente e gratuitamente pela prata da casa a Tuna da Zebreira, em frente à capela do espírito Santo. A logística ficou a cargo dos pais do nosso amigo Humberto, a eles e a Tuna um bem acha por proporcionar um agradável serão.

Aproveito também para vos lembrar que para a semana mais propriamente dias 8,9,e 10 de Setembro comemoram-se as festas em louvor à nossa Senhora da Piedade aqui na Zebreira.

Ontem, depois de alguma ausência, as bikes deram sinal de vida, se bem que foram só duas; a minha e a do nosso autoproclamado campeão “Bóia” Norberto. Mas já é um princípio. Com uma temperatura a rondar os 30ºc por volta das 18h, aí fomos nos matar saudades dos nossos admiráveis trilhos. E acreditem que apesar da temperatura parecer um pouco elevada, foi uma voltinha que se vez na boa e bastante relaxante.

Caros amigos; desejo-vos continuação de boas férias, boas leituras e grandes pedaladas.

“Façam o favor de ser felizes e fazer alguém feliz…”




                                 Tuna da Zebreira em frente à capela do  Espirito Santo



                                        
                                            O público feliz...



                                        Finalmente os meninos persistentes

domingo, 14 de agosto de 2011

Os EMIGRANTES – “Meu querido mês de Agosto”


Até poderia começar por dizer que os ALCATRUZES emigraram, pois já não se juntam num bom grupo para pedalar já faz muito tempo. Mas reconhecendo a realidade dos factos é bem lógico isto acontecer. Pois vejamos; temperaturas muito pouco agradáveis para pedalar, alguns gozam as tão merecidas férias por esse mundo fora, outros com “um pouco de menos sorte” e também por vontade própria tem que gozar as férias fazendo “voluntariado” nos Bombeiros, isto juntando mais alguns ingredientes dá esta ausência. Mas as Bikes que nos aguardem, qualquer dia voltamos em força.

Não podia passar sem falar na volta a Portugal em bicicleta que teve a maior etapa a terminar em Castelo Branco no dia 11 de Agosto saído vencedor Francesco Gavazzi. Grandes heróis estes Homens a pedalar com este calaor…

Nos últimos dias tem-se notado um aumento significativo de movimento na nossa aldeia. As ruas agora, mais preenchidas do que nunca, com viaturas de matriculas bem diferentes das usuais. São os nossos queridos emigrantes que estão de volta à sua terra Natal. Com eles trazem; saudades, alegria e muita felicidade aos seus familiares, amigos e até mesmo à própria aldeia.

Com os emigrantes por cá, coincidem também as festas populares que se realizam por essas aldeias fora, neste nosso querido Portugal. E Zebreira não foge a regra, no próximo fim-de-semana temos a Festas em Honra de Stº Isidro, com os tradicionais arraiais com bailaricos e petiscos para animar a rapaziada que bem precisa…

È mesmo de dizer tal como a música “ Meu querido mês de Agosto”

Esta crónica é dedicada aos emigrantes que fazem pela vida por esse mundo fora. A eles, em meu nome e em nome dos Alcatruzes desejo-lhe as melhores felicidades.

Desejo-vos continuação de boas leituras, pesquisas, grandes pedaladas e se for o caso umas óptimas férias.

Façam o favor de ser felizes e fazer alguém feliz…!



                                        
                                         
                                  Deixo-vos o vídeo – “Meu querido mês de Agosto” alusivo ao tema da crónica de hoje



                               Ficam algumas imagens inéditas da volta a Portugal em Bicicleta                – Castelo Branco