APRESENTAÇÂO


Olá a todos desde já deixo, os agradecimentos a todos os visitantes deste blogue. Este espaço foi criado para divulgar as aventuras e iniciativas de um grupo de amigos de Zebreira concelho de Idanha-a-Nova que entre outras coisas, gostam de dar umas pedaladas ao sabor da Natureza. O grupo chama-se como já devem ter reparado; OS ALCATRUZES - ZEBREIRA AMIGOS & BIKES. ALCATRUZES?! Porquê? Alcatruz, s.m. (do Árabe alcaduz). Vaso de barro e modernamente de zinco, que se ata no calabre da nora, e vasa na calha a água que recebe. Este é o significado de Alcatruz, mas o nome do grupo deve-se ao facto de os habitantes de Zebreira para além de ser Zebreirenses também são alcunhados por Alcatruzes.


segunda-feira, 30 de abril de 2012


                                        "Em tempos de crise"

Ainda não eram oito horas e já o telemóvel soava insistentemente. Ora atendi e a pergunta do outro lado era: Então vamos a pedalar? Aqui na Idanha está a chover. Mas como na Zebreira tínhamos sido presenteados com algumas nuvens, bem escuras por sinal mas também com o raiar do sol. A resposta foi; que claro que sim, para a frente é que é o caminho. Mal nos sabíamos o que nos esperava.
Então por volta das nove horas lá estavam os corajosos que decidiram arriscar e ir pedalar.
Bom! A coisa prometia. A malta bem animada o sol ainda a dar sinais de vida, as bicicletas a rolar, tudo de bom. Até que a dado momento começou a cair água, bem! Nem a copa de uma azinheira nos consegui proteger de tal abundância de água vinda dos céus, brutal.
Visto a situação tivemos que regressar à base e sempre debaixo da abençoada. Uma coisa é certa, teve o seu “glamour”. Já não me lembrava de pedalar e a chuva a cair, nem tão pouco de molhar os sapatos…
E como se fala tanto em crise, os ALCATRUZES não fogem á regra. Daí, como no almoço do nosso primeiro aniversário, tinha sobrado bastante carne. Foi previamente congelada até hoje. Foi descongelada confeccionada e proporcionou mais um saboroso almoço e um resto de dia muito bem passado em boa companhia. E como dizia a minha avozinha “ no poupar é que está o ganho “
Meus caros fiquem bem, sejam felizes e façam alguém feliz….


                                           Os trilhos







                                         A molha estava certa...

                                          Para foto...

                                          Porteiro de serviço...



                                         Uma fuga à chuva




                                          Fuga essa falhada. Pode não parecer mas estávamos todos ensopados

                                          E finalmente o almoço... Primeiros as crianças claro







                                         O cansaço não perdoa


                                          As cartas tem de ser "batidas"...





                                         Por cá leva-me a crer que o BTT tem futuro





Até à próxima um forte abraço

domingo, 22 de abril de 2012


                       Chafariz de Ferro               A narração

Mais um passeio daqueles a que já nos vamos habituando. Isto é espectacular. Desta vez e por fim viajamos até Salvaterra, terminando assim por este ano o ciclo de parceria entre os Alcatruzes e as juntas de freguesia de Salvaterra do Extremo, Toulões e Zebreira. Uma experiencia bastante positiva a todos os níveis e a repetir.
 Desta vez os Bttistas apareceram em menor número, no entanto a boa disposição não faltou no grupo tanto durante o passeio como no almoço e resto da tarde. Enquanto ao passeio, que vos eide eu contar. Simplesmente que aqueles trilhos de Salvaterra estão para os Bttistas assim como as mulheres para os homens. Com excepção a uma ou duas quedas sem problemas de maior, foi um passeio magnífico e que o digam os participantes.
O almoço, ficam desde já os parabéns aos executivos da junta de freguesia de Salvaterra do Extremo e a toda a gente que trabalhou neste evento. Pois estava tudo à altura de qualquer evento seja lá ele qual for.
Como podem analisar desta narração; são os pequenos gestos que fazem grandes acontecimentos.
Aproveito a deixa para vos informar que este fim-de-semana e amanha decorre uma das maiores romarias da Beira Baixa a Sr. do Almortão. Recomendo vivamente a visitarem.
  Caros amigos, sejam felizes e façam alguém feliz e uma boa e santa romaria.


As fotografias: