APRESENTAÇÂO


Olá a todos desde já deixo, os agradecimentos a todos os visitantes deste blogue. Este espaço foi criado para divulgar as aventuras e iniciativas de um grupo de amigos de Zebreira concelho de Idanha-a-Nova que entre outras coisas, gostam de dar umas pedaladas ao sabor da Natureza. O grupo chama-se como já devem ter reparado; OS ALCATRUZES - ZEBREIRA AMIGOS & BIKES. ALCATRUZES?! Porquê? Alcatruz, s.m. (do Árabe alcaduz). Vaso de barro e modernamente de zinco, que se ata no calabre da nora, e vasa na calha a água que recebe. Este é o significado de Alcatruz, mas o nome do grupo deve-se ao facto de os habitantes de Zebreira para além de ser Zebreirenses também são alcunhados por Alcatruzes.


domingo, 8 de maio de 2011

Sr. a do Almortão

 
Mais um ano passou e nas aldeias vizinhas e não só, a azáfama de fazer as fartas merendas ocupam as mulheres que não querem que nada falte. Para que amanhã na romaria esteja tudo prefeito. A melhor toalha esticada no chão encima da relva, onde se expões todo o trabalho do dia anterior, depois família e amigos deliciam-se com todas aquelas iguarias. Depois claro está; de assistir atenciosamente à missa campal e respectiva procissão para que se possa louvar a nossa linda padroeira a Sr.ª do Almortão. Missa, essa realizada pelo ilustre padre Adelino. Um homem do povo amigo do seu amigo e de todos os outros.
Depois desta pequena introdução relativamente a esta admirável romaria vamos mudar de tema e faláramos de BTT.
Ora bem! Hoje o dia amimou e fomos dar uma voltinha. Poucos mas bons, como diz o velho ditado (para ser mais claro, éramos quatro). Então fazemo-nos ao caminho. As nuvens pairavam no ar, mas nada que intimida-se. Fomos então fazer o percurso delineado para o II passeio Nocturno a 18 de Junho na Zebreira.
Tudo ia sobre rodas se não fosse a minha afoiteza ou estupidez de querer tirar fotos em andamento. Resultado; uma queda digna de se ver, mas felizmente sem grandes mazelas, a não ser a pobre da maquina fotográfica que muito provavelmente foi desta para melhor. Enfim coisa do ofício.
Mas o dia não terminaria sem antes poder-mos assistir a mais três quedas uma do Zé Manuel e as outras duas a cargo do nosso Grande Sérgio Andrade. A rir ficou o Nuno com as nossas acrobacias.
Para finalizar; temos um belo trajecto para o Nocturno, e foi mais uma linda manhã muito bem passada…
Desejo-vos uma santa romaria (Sr.ª do Almortão)
Sejam felizes e façam alguém feliz
  

 










                                          Antes da Queda


                                         Durante a Queda



 
Infelizmente as fotos ficaram por aqui.


Mas fica a promessa que assim que possível postarei mais…



4 comentários:

  1. Pois é...a Srª do Almurtão lá passou mais um ano,e este bem quente.Durante toda a romaria o sol fez-se sentir e deu a possibilidade as pessoas de poderem ver toda a festa. Eu lá cumpri mais um ano de promessa e fui a pé desde a Zebreira até ao recinto,mais propriamente até ao interior da capelinha, este ano com a ajuda do grande amigo Diogo (Dejá Vu), que me acompanhou apenas para eu não ir sozinho. E que companhia,aquele rapaz não se cansa,nem os pés lhe doiam, lol. Também encontrei o nosso amigo Carlos,e pelo que vi o calor apertou com o nosso presidente,já estava bem alegre,lol, fez muito bem e aproveitou a folga com a familia,ainda bebemos uma bejecazita os dois.Para o ano há mais.
    Um grande abraço a todos.

    ResponderEliminar
  2. Olá a todos!
    Como o Paulo diz acima; foi um lindo dia de romaria. O culto religioso, a temperatura, as amizades e até o almoço que este ano foi na tasca da Zebreira e que por sinal estava 5**. Uma vez que devido ao trabalho não houve tempo para fazer a mítica merenda.
    Enquanto ao passeio do domingo esse também foi 5**. Pena mesmo foi não sermos mais …
    Fiquem bem!

    Carlos Mendes

    ResponderEliminar
  3. Bom dia,

    infelizmente o trabalho tem sido muito e não tenho tido muito para vir até ao site. Pelos vistos o pessoal ainda pedala mas agora com outro aspecto mais doloroso, quedas. Espero que ninguém se tenha magoado. Infelizmente ainda não sei se consigo ir ao nocturno mas logo direi.

    Grande abraço a todos.
    Nuno Almeida

    ResponderEliminar
  4. Caro amigo Nuno Almeida, pois é as prioridades acima de tudo.
    Em relação às quedas nada de mais. Ossos do ofício he! he!
    Era bom que pudesses vir ao Nocturno.
    Vá continuação de bom trabalho um abraço
    Carlos Mendes

    ResponderEliminar