APRESENTAÇÂO


Olá a todos desde já deixo, os agradecimentos a todos os visitantes deste blogue. Este espaço foi criado para divulgar as aventuras e iniciativas de um grupo de amigos de Zebreira concelho de Idanha-a-Nova que entre outras coisas, gostam de dar umas pedaladas ao sabor da Natureza. O grupo chama-se como já devem ter reparado; OS ALCATRUZES - ZEBREIRA AMIGOS & BIKES. ALCATRUZES?! Porquê? Alcatruz, s.m. (do Árabe alcaduz). Vaso de barro e modernamente de zinco, que se ata no calabre da nora, e vasa na calha a água que recebe. Este é o significado de Alcatruz, mas o nome do grupo deve-se ao facto de os habitantes de Zebreira para além de ser Zebreirenses também são alcunhados por Alcatruzes.


domingo, 30 de outubro de 2011

Pedalando com ou sem Halloween

Mesmo com a mudança de hora, a rapaziada à hora marcada juntou-se defronte à sessão da Zebreira dos bombeiros voluntários de Idanha-a-Nova, para mais um passeio de BTT. A acrescentar que o grupo chegou à meia dúzia, tendo como intervenientes; Carlos Mendes, Sérgio Andrade, Norberto Nunes (Bóia), Nuno Almeida, Carlos Felipe ( CAFI) e David Vaz uma meia dúzia a lembrara um cartucho de castanhas.

Iniciamos marcha com destino ao “valecabeiro” (vale cabreiro ),entramos em terra batida e tomamos rumo em direcção às jardinas, seguindo-se os Vlères à moda da Zebreira que na realidade são os Vilares. Mais à frente confrontámo-nos com o arraial da Casinha Branca, com belíssimas paisagens e um percurso bastante rolante, caminhos sem pó e praticamente sem lama, depois da chuva que caio durante a semana. Continuando a rolar e pondo a conversa em dia, passamos ao Lado do Amieiro e pelo Sªº Domingos velho.

Agora era vez de sacudir a pouca lama que se tinha agarrado aos pneus no alcatrão. Pouco mais à frente entramos novamente em terra batida, com destino ao arraial dos Zebros, outra hora habitado e agora parcialmente destruído. Mas com um magnífico forno a lenha, todo ele feito em forte cantaria praticamente sem danos.

Depois de uma breve exploração ao local, continuamos viagem. Pouco mais à frente contornamos o rio Aravil até chegáramos novamente ao asfalto. Depois de percorridos três ou quatro quilómetros, voltamos novamente à terra batida. Aqui com muita pena nossa, tivemo-nos de nos separar do amigo David Vaz, uma vez que este tinha compromissos e a horas marcadas.

A viagem prosseguiu em direcção às beiradas da Toula. Aqui fomos abordados pela Senhoria onde questionou o nosso paradeiro e o porque estar-mos ali, uma vez o caminho ser privado segundo ela. De uma coisa eu estou certo desde a minha remota juventude sempre por ali se passou desde tractores agrícolas a toda a espécie de veículos . Mas agora alguém se lembrou de por lá uma cancela e pronto, acabou-se o público e passou a privado. Enfim; assim anda o nosso pais.

Mas esquecendo este episodio um pouco menos feliz, em verdade vos digo; foi uma manhã daquelas para mais tarde recordar muito, muito bem passada.

Fiquem bem amigos, continuação de boas leituras, grandes pedaladas e um Santo dia de todos os Santos



                                            Casinha Branca




A bela rapaziada com o esplêndido forno de lenha ao fundo...  

22 comentários:

  1. Mais uma voltinha muito boa, excelente companhia, bons trilhos e melhores paisagens. Assim dá gosto em pedalar. Que venham mais passeios destes.

    Abraço
    Nuno Almeida

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida uma bela manhã!
    Tudo no ponto!
    Um grande abraço e como dizem os americanos feliz Halloween…
    Carlos Mendes

    ResponderEliminar
  3. tudo impecavel,a 100 por cento.
    poucos mas bons.
    a ver se para a proxima ja veem humberto,rui,diogo,paulo russo e etc ,kuantos mais melhores para fazermos um grande grupo a pedalar por esses trilhos a fora e para verem ke nos os alcatruzes estamos unidos.
    NORBERTO NUNES(BOIA-O CAMPEAO)

    ResponderEliminar
  4. tanta pica para ter-mos a nossa propia associaçao e agora ke a temos ng lhe da valor.
    aparecem 2 ou 3 e nada mais.
    esta bem ke a vida as vezes nao da,uns teem a sua propia vida e outros teem tempo para tudo tipo o meu caso,mas o problema tb nao cai ai,cai em ter um pouco de força de vontade para ir pedalar.
    desde ke se criou a associaçao ke o pessoal nos dmingos nao se junta,tirando este domingo passado.
    isto nao e critica,so um abre olhos.
    vou so deitar aki uma pergunta para o ar: SERA KE CONTINUAMOS A PAGAR AS COTAS????????????????a ke pensar!!!!!!!!!!!!!!
    um abraço e desculpem a seca.
    vai haver kem goste e kem nao goste do ke leram,mas para mim e-me igual.
    ja nao tenho vergonha desde pekenino,para mim e-me igual gostarem ou nao?
    NORBERTO NUNES(BOIA-O CAMPEAO)

    mas eu assino e nao me escondo atraz dos comentarios como fazem mts.
    os ke os fazem ´e para meter intrigas entre este grupo formidavel,espero bem ke continue a ser grupo e um bom grupo mesmo.
    obrigado por me aturarem,mas eu tinha ke desabafar e deitar para fora de mim o ke sinto e o ke estou a presentir ke e (isto um dia vai acabar por nossa culpa).
    so kero ke pensem tb um pouco.


    aceito criticas e opinios sobre o ke eu estou a dizer nesta mensagem.

    NORBERTO NUNES(BOIA-O CAMPEAO)

    ResponderEliminar
  5. ja a mt tempo ke nao vinha aki e ke nao deixava ca um comentario,pk estou a ver isto a ir por agua a baixo,mas hoje decidi meter o anterior comentario a ver se marcamos uma reuniao todos e se fala sobre o ke vai ser do grupo os alcatruzes e a ver se estao todos presentes e a ver se discute a entrada do nuno ka para a direcçao tambem.
    NORBERTO NUNES(BOIA-O CAMPEAO)

    ResponderEliminar
  6. A bela rapaziada com o esplêndido forno de lenha ao fundo... olhem para essa foto e pensem um pouco........sera ke valera a pena deixar morrer esse grupo e essa alegria de pedalar entre amigos??????????????????????????????????PENSEM

    como isto anda ja pensei em decistir,mas axo ke nao vale a pena pk dps sentirei a falta dos passeios em amizades e amigos nos domingos e em outros enventos.um abraço
    NORBERTO NUNES(BOIA-O CAMPEAO)

    ResponderEliminar
  7. Carissimos,
    nas minhas primeiras pedaladas com vocês, falava-se na criação da associação e já nessa altura eu afirmava que era preciso pensar bem porque uma coisa era um grupo de amigos reunir-se todos os domingos para pedalar outra era constituir uma associação sem fins lucrativos mas que envolve sempre dinheiro, obrigações e disponibilidade.
    Uma associação dá sempre trabalho e eu já passei por essa experiência e tenho amigos que estão ou também já passaram. Vejam o exemplo da ACIN, quase de certeza que no principio também houve problemas mas dedicaram-se um pouco e agora são uma, das muitas espalhadas pelo país, a organizar bons eventos de btt e não só.

    Os Alcatruzes, sendo agora uma associação para além do btt devia, no meu entender, estender a outras actividades (pedestres, garraiadas, cantares,...) de forma a dar a conhecer as tradições da Zebreira.

    Quanto ás cotas, já por diversas vezes perguntei como poderia regularizar as mesmas mas até agora continuo à espera de uma resposta. Sendo eu de Lisboa, como sabem a minha disponibilidade não é a 100% como dos restantes membros da associação mas se aceitaram a minha entrada terei todo o gosto em fazer parte da mesma.

    Como disse no Verão ao Noberto e também o meu pai, não deixem morrer este bonito grupo de amigos.

    Abraço
    Nuno Almeida

    ResponderEliminar
  8. boa tarde.
    isto parece ke esta parado?
    nao me digam ke ja foi por agua a baixo?

    digam o ke axam mal e o ke axam bem do ke falei nos anteriores comentarios?
    e marca-se uma reuniao ou nao?
    um abraço a todos os alcatruzes aos ke ainda vao pedalando e aos ke ja nao pedalam a mt tempo.
    boas pedaladas e poucos furos eheheheh.
    NORBERTO NUNES(BOIA-O CAMPEAO)

    ResponderEliminar
  9. isto esta mt parado?nao me digam ke ja extinguiu a associaçao?e eu ainda nao sei de nada?

    ng diz nada?

    NORBERTO NUNES(BOIA-O CAMOEAO)

    ResponderEliminar
  10. Boas,
    Parece que pouca gente segue este blog!
    Bem mas vou falar com o carlos para marcar uma reuniao dos alcatruzes, para já vou indicar a proxima sexta feira ficando a aguardar a confirmaçao pela respectiva sms, enquanto a mim Norberto estamos numa democracia e nao numa ditadura todos temos o direito de dar a nossa opiniao seja ela certa ou nao.
    Saudaçoes alcatruzianas...hehe ando inspirado!

    ResponderEliminar
  11. boas amigos.
    amanha (domingo) voltinha.
    as 9 horas nos bombeiros.
    um abraço.
    NORBERTO NUNES(BOIA-O CAMPEAO)

    ResponderEliminar
  12. boa noite
    surgiu um imprevisto e nao posso ir.
    desculpem ta camaradas das voltinhas
    um abraço
    NORBERTO NUNES(BOIA-O CAMPEAO)

    ResponderEliminar
  13. boas! Acho que vou a começar a seguir esta rapaziada,mas primeiro tenho que agarrar coragem? Apesar de algums me insentivarem p´ra os acompanhar ,ainda naõ arranjei coragem! Maas......!

    DSA

    ResponderEliminar
  14. Caro DSA com essas iniciais não faço ideia de quem possas ser.
    Para nos seguires é preciso agarrar coragem para quê?
    Se for para pedalar a rapaziada vai sempre ao ritmo do ultimo. Sempre na boa.
    Por isso estás à vontade, nos somos um grupo muito liberal, quem quiser e vier por bem è sempre bem-vindo
    Atentamente Carlos Mendes

    ResponderEliminar
  15. Boas! Sou da nossa terra. A «coragem» é que estou ai todos os dias e ir ao domingo passava toda a semana na Zebreira. Sei que somos um grupo FIXE e liberal por isso vou seguir o conselho saudavel do amigo Rui Antunes.
    ABRAÇOS
    DSA

    ResponderEliminar
  16. Caro DSA não é obrigatoriamente pedalar todos os domingos, pedala-se quando há disponibilidade e o a meteorologia o permitir. E eu com uma bicicleta igual à tua, certamente não me conseguia resistir sem pedalar muito tempo. HE,HE,HE.
    Um grande abraço amigo Duarte e a coragem está logo ali ao lado…
    Carlos Mendes

    ResponderEliminar
  17. Boa tarde Alcatruzes,

    foi com enorme tristeza que vi e li a noticia do acidente no açude de Salvaterra. Alguém conhecia os ocupantes do carro? Infelizmente à a lamentar a morte de uma pessoa.

    Abraço
    Nuno Almeida

    ResponderEliminar
  18. Boas, Nuno! Infelizmente são coisas que acontecem.
    Por vezes por falta de prudência.
    Segundo o que pode constatar é que eram de Castelo Branco.
    E penso que não fossem conhecidos por aqui.
    Um grande abraço amigo Nuno e bom fim-de-semana
    Carlos Mendes

    ResponderEliminar
  19. Nao se esqueçam da reuniao a segunda feira, alguma duvida é so contactar o Rui.
    Um abraço!!!

    ResponderEliminar
  20. Quero ver os Alcatruzes presentes no maior envento de Btt nocturno do pais o São Silvestre do Fidalbyke.
    http://fidalbyke.pt/index.html?code=pasForm1
    http://www.facebook.com/event.php?eid=164001303695443&ref=nf

    Boia ja tenho uma bicicleta novinha em folha no Natal vou ai e vou levala vais te babar todo por ela.http://www.specialized.com/pt/pt/bc/SBCProduct.jsp?spid=66690&scid=1100&scname=Montanha Toda afinada e preparada para eu poder tirar tudo dela e a tua ao pe dela e um monte de sucata. Agora quando saires comigo ficas uma semana de cama. Dia 10 Dezembro vou tar a fazer o Troia/Sagres 200kms de estrada se quisres juntarte a mim avisa.

    ResponderEliminar
  21. por motivos profisionais nao posso compatrcer nesse grande evento.
    uma semana so de cama nao,1 mes de cama e no hospital,deitas muito po para traz e eu apanho o po todo.
    tenho ke comprar uma makina igual a tua,emprestas o guito??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????eheheheh
    norberto nunes(BOIA-O CAMPEAO)

    ResponderEliminar
  22. Eu no Natal vou ai e vou participar no envento de Natal do acin apois ves a minha menina nova ate te vais babar por ela e a frente so tem dois pratos e 10 atraz e são maquinas que são todas afinadas para o utilisador tirar o maximo delas.
    Neste momento por motivos de saude não tenho pedalado muito mas quero ver se dia dez de Dezembro tou recuperado para fazer os 200kms do Troia/Sagres.

    ResponderEliminar