APRESENTAÇÂO


Olá a todos desde já deixo, os agradecimentos a todos os visitantes deste blogue. Este espaço foi criado para divulgar as aventuras e iniciativas de um grupo de amigos de Zebreira concelho de Idanha-a-Nova que entre outras coisas, gostam de dar umas pedaladas ao sabor da Natureza. O grupo chama-se como já devem ter reparado; OS ALCATRUZES - ZEBREIRA AMIGOS & BIKES. ALCATRUZES?! Porquê? Alcatruz, s.m. (do Árabe alcaduz). Vaso de barro e modernamente de zinco, que se ata no calabre da nora, e vasa na calha a água que recebe. Este é o significado de Alcatruz, mas o nome do grupo deve-se ao facto de os habitantes de Zebreira para além de ser Zebreirenses também são alcunhados por Alcatruzes.


sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

1º RAIA SUL (Passeio de BTT)

O dia nasceu radiante, apesar das temperaturas bastante baixas típicas da época e da zona, mas estava mais que visto que iria ser um dia auspicioso.

E assim foi; por volta das 08h e qualquer coisa, já havia corajosos a chegar à nossa pacata vila. Depois dos dorsais adquiridos no secretariado improvisado, uma rápida revisão à companheira de viagem a BIKE. E estava tudo aposto para a grande aventura. Seguiram-se os conselhos da organização para que tudo decorresse sem incidentes.

Foi então que se iniciou a partida com 86 participantes onde se englobava três corajosas senhoras. Num percurso de 60km, que inicialmente eram 45km mas por motivos de segurança, devido a uma montaria organizada já depois de termos lançado os prospectos do passeio, tivemos que alterar o percurso aumentando assim os quilómetros.

Depois de uma breve visita guiada pela vila, entramos então no derradeiro percurso. Aí cada Bttistas pedalava a seu gosto, pois os trilhos estavam todos marcados. Foi dar-lhe pedal.

A primeira subida dita assim, chegou mesmo antes de chegáramos à aldeia de Segura. Passado esta, encaminhamo-nos para Salvaterra do Extremo onde nos esperava um abastado abastecimento. Mas sem antes percorrêramos belos trilhos, single track à beira do rio Erges e paisagens lindíssimas.

Agora já com energias repostas, estava na hora de pedalar até à freguesia de Toulões, onde se encontrava outro abastecimento para dar força, para os últimos quilómetros até Zebreira.

Finalmente chegou a hora mais esperada o fim. Era então altura para dar banho às meninas (BIKES) que, coitadas bem mereciam. Tomáramos um relaxante duche nas Piscinas Municipais da Zebreira e almoçáramos nas instalações cedidas gentilmente pela Associação Clube de Caça e Pesca da Zebreira

E foi assim este grande passeio ao ritmo da amizade, alegria e companheirismo.

Resta agradecer a todos os participantes e acompanhantes. E a todos os que trabalharam e fizeram com que fosse possível este evento se realizar.

Para todos um grande bem aja e um forte abraço.


6 comentários:

  1. Muito bom passeio e umas belas paisagens da nossa bela raia. Para proximo digam alguma coisa porque a malta gostou. Abraços e parabéns a organização. Carlos Nunes - Castelo branco

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo Carlos!
    O proximo é já dia 4 de Março, mas mais pequeno.
    Está para breve mais informações.
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  3. boa tarde
    passeio lindissimo e maravilhoso.
    adorei
    dia 4 de março la estarei
    NORBERTO NUNES(BOIA-O CAMPEAO)

    ResponderEliminar
  4. Boas...
    Pois como já aqui foi dito,foi tudo muito bom.Eu não posso falar da volta toda,porque não a fiz,mas os 40klm´s que fiz foram do melhor,juntamente com o Elias e com o David (Canoa),ja sabiamos que os 60klm´s eram muito para nós,e para não atrasar a volta dos outros participantes decidimos abreviar a nossa,assim conseguimos chegar a tempo de poder conviver com o presidente de Toulões e para depois fazer-mos o convivio na Zebreira. O almoço estava mais que bom,regado com o bom tintinho,aquela feijoada escorregou que nem mel,loool.
    Para o próximo em Toulões,segundo indicações também estarei de folga e irei participar.
    Fico um grande abraço a todos,e os parabéns aos que se esforçaram e trabalharam para estar tudo no ponto,não esquecendo as 3juntas de freguesia.
    Um obrigado também aos partipantes que se deslocaram de outras localidades,algumas bem longe,espero que tenham gostado.

    Por ultimo os grandes parabens aos ALCATRUZES,que realizaram um passeio ao nivél de todas as maratonas.
    Um abraço
    Paulo Fernandes.

    ResponderEliminar
  5. Olá malta,

    Parabéns pelos trilhos escolhidos, pelo convivio proporcionado, pelos abastecimentos do melhor e por mais um passeio na Catedral do BTT a confirmar que este concelho tem as potencialidades para ser chamado como tal. A malta do BTT À BORLIU adorou e deu por bem empregue os 700 kms que percorreu para participar, continuem assim que o sucesso vence a crise.
    Abraço de penatabua

    ResponderEliminar
  6. ola penatabua obrigado pelos agradecimentos.
    fizemos os possiveis para estar tudo em condiçoes.
    dia 4 de março a o de touloes.
    um abraço e ca vos esperamos.
    boas pedaladas
    NORBERTO NUNES(BOIA-O CAMPEAO)

    ResponderEliminar