APRESENTAÇÂO


Olá a todos desde já deixo, os agradecimentos a todos os visitantes deste blogue. Este espaço foi criado para divulgar as aventuras e iniciativas de um grupo de amigos de Zebreira concelho de Idanha-a-Nova que entre outras coisas, gostam de dar umas pedaladas ao sabor da Natureza. O grupo chama-se como já devem ter reparado; OS ALCATRUZES - ZEBREIRA AMIGOS & BIKES. ALCATRUZES?! Porquê? Alcatruz, s.m. (do Árabe alcaduz). Vaso de barro e modernamente de zinco, que se ata no calabre da nora, e vasa na calha a água que recebe. Este é o significado de Alcatruz, mas o nome do grupo deve-se ao facto de os habitantes de Zebreira para além de ser Zebreirenses também são alcunhados por Alcatruzes.


segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Convívio Ibérico (10/11/2013)

 Já lá vai o tempo em que convívios como o de hoje, eram frequentes. Mas, tal como hoje, o desporto era o pretexto para que tal acontecesse. Na altura o futebol era o cúmplice. Vinham os “Nostros Irmãos”  de algumas localidades espanholas aqui mais próximas de Zebreira fazer uma “futebolada”E seguia-se com um almoço bem “regado”. Como anfitrião estava o club desportivo Zebreirense. Outra hora muito ativo, tanto a nível desportivo como cultural. Infelizmente, hoje não se pode dizer o mesmo. Novos tempos, outras gentes… Mas isso é outra história.
   Depois de um primeiro convívio em Salvaterra do Extremo, que por sinal correu às mil maravilhas. Chegou a vez de Zebreira receber os nossos amigos espanhóis e também alguns de Salvaterra do Extremo. Tendo igualmente o desporto como pano de fundo, mas desta vez a Bicicleta Todo Terreno (BTT) foi a eleita. Sendo está claro os ALCATRUZES os anfitriões deste magnifico convívio.
Depois da receção aos nossos convidados damos início ao passeio, com aproximadamente 35 quilómetros. O percurso; com alguma água e lama mas excelente. Mostrando o que de tão belo temos; as belas paisagens em contorno da nossa querida vila (Zebreira). Pelo meio fomos brindados com um reforço alimentar, tempo para recuperar energias.
O passeio decorreu sempre com boa disposição e alegria entre conversas em português e espanhol, mas todos se entendiam. No fim fez-se uma visita guiada pela nossa Zebreira.
Depois das bikes lavadas na secção da Zebreira dos bombeiros voluntários de Idanha-a-Nova, do banho tomado nas instalações do Centro dia. Chegou a hora do almocinho a cargo e confecionado pela nossa Fernanda Camisão. Que consistia numa soberba sopa de grão, arroz com feijão e prova de chouriço, sobremesa um excelente arroz dose a maneira Alcatruz. Diga-se que estava tudo fenomenal, modéstia á parte.
Resta os agradecimentos: Em primeiro lugar a todos os participantes deste magnifico convívio e em particular aos amigos espanhóis (gracias). Á direção do lar, aos bombeiros voluntários de Idanha-a-Nova ( Secção da Zebreira) e á incansável Junta de freguesia de Zebreira agora união de freguesias de Zebreira e Segura.
Continuação de boas leituras e grandes pedaladas fiquem bem sejam felizes e façam alguém feliz.




                                                                                     Por: Carlos Mendes


                  
                                                                                                       








































































   


1 comentário: