APRESENTAÇÂO


Olá a todos desde já deixo, os agradecimentos a todos os visitantes deste blogue. Este espaço foi criado para divulgar as aventuras e iniciativas de um grupo de amigos de Zebreira concelho de Idanha-a-Nova que entre outras coisas, gostam de dar umas pedaladas ao sabor da Natureza. O grupo chama-se como já devem ter reparado; OS ALCATRUZES - ZEBREIRA AMIGOS & BIKES. ALCATRUZES?! Porquê? Alcatruz, s.m. (do Árabe alcaduz). Vaso de barro e modernamente de zinco, que se ata no calabre da nora, e vasa na calha a água que recebe. Este é o significado de Alcatruz, mas o nome do grupo deve-se ao facto de os habitantes de Zebreira para além de ser Zebreirenses também são alcunhados por Alcatruzes.


segunda-feira, 16 de junho de 2014

Os ALCATRUZES e a I Festa das MIGAS





Hoje foi dia de festa na linda e rústica aldeia de Segura. Agora inserida na união de freguesias de Zebreira e Segura.
Tal como o título sugere; o evento anda á volta desta típica e tradicional maneira de cozinhar a “miga”. Que penso eu. E como pôde aprimorar as migas podem-se confecionar de “mil e uma maneira”. Com 25 migas a concurso, os ALCATRUZES a convite da dita União de Freguesias. Apesar de a cozinha não ser o nosso ponto forte, deitamos as mãos de fora e lá convencionamos uma miga para nos fazermos representar neste evento. Com o amigo Tó-Jorge Magro como principal obreiro desta nossa obra, eu Carlos e o Humberto como ajudante e ainda contamos com ajuda de duas pessoas que não são socias dos Alcatruzes, Ana Paula Mendes e Norberto Nunes Boya que se prontificaram a ajudar. E ainda bem pois tínhamos falta de pessoal. Uma vez que os outros sócios muito provavelmente teriam ocupados com os seus afazeres.
Então fomos a concurso com a “Miga de Bacalhau” que por sinal estava soberba. Não chegamos a alcançar o pódio. Mas o nosso objetivo foi alcançado. Divulgamos o nome dos ALCATRUZES e demostramos que esta humilde associação é mais do que pedalar. Em relação á miga depressa desapareceu. Para mim e eu que provei algumas, era sem dúvida a melhor.
Fica o agradecimento ao Centro de Dia de Segura em especial á Sr.ª Fernanda que gentilmente nos cedeu o fogão para que pudéssemos confecionar a nossa Miga de Bacalhau.
Mas esta epopeia não ficaria completa, sem antes disto tudo e logo pela manhã pedalarmos 45 Km. Passeio este a convite do Amigo João e do Luís. Em princípio era para ser uma grande equipa, mas a rapaziada agarrou-se á cama e fomos unicamente seis fortes guerreiros. Como narra o velho proverbio; “Poucos mas Bons
E assim se passou um belo dia de Domingo.
Fiquem bem, façam o favor de serem felizes e fazerem alguém feliz.
Carlos Mendes.
























11 comentários:

  1. Tanta gente para fazer uma miga? Ainda por cima com pessoas que nem sócios são? É por essas e por outras que essa associação não vai muito longe... O que é pena pois têm pernas para andar sabem os não sócios primeiro as coisas do que os sócios.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vi assim tanta gente a ajudar, no dia da festa da miga vi simplesmente tres socios e uma ajudante que por sinal fez muito mais que este anónimo/a que escreveu estas palavras, em vez de vir para aqui criticar devia de refugiar se na sua ignorancia e ajudar mais, em vez de criticar a ajuda dos não sócios.
      Porque os não sócios ajudam por prazer ou mera simpatia e alguns sócios ajudam quando lhes convêm.

      Eliminar
  2. Aqueles ditos cujos que voce chama socios, esses mesmo foram aqueles que não fizeram nada, e pelo que esta visto aqueles que nao fazer parte da Associação são os que ajudam !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Srº (a). Anonimo (a).
      Tenho que discordar com o comentário. Pois esta deliciosa miga de bacalhau alem dos ditos não sócios foi também feita por sócios tal com está descrito na cronica.

      Eliminar
  3. Estes comentários para mim não merecem resposta. Cada macaco no seu galho.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Muito Boa tarde.
    Em primeiro lugar quero agradecer a todos os que perderam alguns minutinhos a ler este nosso humilde bologue, sobretudo esta ultima cronica.
    Visto isto aproveito a deixa para comentar os comentários acima feitos.
    Srº (a). Anonimo (a) a confeição seja lá do que for faz-se consoante aquilo que se tem. Se por acaso o senhor (a) se sente á vontade e gosta de trabalhar sozinho (a), tanto melhor. Nem todos somos iguais e há quem necessite e gosta de trabalhar com ajuda e em grupo. E depois não vejo qual é o mal pelo menos neste caso, em não serem socias. Uma vez que se prontificaram a ajudar e sem custos.
    Enquanto a longevidade desta associação só o futuro o poderá dizer e não meras especulações de anónimos.
    E relativamente afirmação passo a citar: “…sabem os não sócios primeiro as coisas do que os sócios.” Isto não é verdade de todo. E não vou justificar nem adiantar mais, pois não é o local indicado para o fazer e muito menos a um anonimato.
    Fiquem bem!
    Carlos Mendes

    ResponderEliminar
  6. Acho que posso comentar,mesmo não sendo sócio " PENSO EU DE QUE " estamos numa DEMOCRACIA E NÃO NUMA DITADURA.......

    Aqui deixo o meu comentario esta crónica do meu amigo CARLOS MENDES....
    Tens toda a razão amigo CARLOS MENDES,foi um dia bem passado:

    1º-Levantar de manhã cedo para pedalar 45KM de BTT na companhia de amigos,como disseste e bem " POUCOS MAS BONS "....

    2º-Depois tivemos a prova das Migas,no meu caso a unica que provei foi a dos "ALCATRUZES" e aqui deixo os meus parabens ao meu amigo TÓ JORGE "MAGRO" pela deliciosa "MIGA de BACALHAU"..

    3º- Como nao podia acabar o meu comentario de deixar umas palavras de agradecimento ao meu amigo CARLOS MENDES:
    -- Obrigado por teres publicado a foto onde eu ajudei,não foi pelo trabalho,mas o que conta é a intenção...
    --Outra das coisas que tenho a dizer: eu ajudo porque gosto de ajudar e não com o objetivo de ter algo em troca....

    P.S-- Que fique bem claro:mesmo não sendo socio estou sempre pronto a ajudar...........AQUI FICOU A MINHA OPINIÃO

    NORBERTONUNES BOYA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente com o seu comentário, principalmente a parte da Democracia, podemos e devemos expressar o que nos vai na alma.

      Eliminar
  7. Boa noite, pelos vistos ha pessoas que concordam comigo , eu quis dizer foi , eu fui as migas e só vi 3 socios a trabalhar (Carlos , Conde, e Humberto), e alguns não socios, e pelo que sei essa mesma Associação é composta por mais elementos, por isso como ja tinha dito e volto a referir, quem é socio nao ajuda e vao os de fora ajudar, e acho bem porque já que os da casa nao querem trabalho os de fora fazem ver a quem não ajudou !

    ResponderEliminar