APRESENTAÇÂO


Olá a todos desde já deixo, os agradecimentos a todos os visitantes deste blogue. Este espaço foi criado para divulgar as aventuras e iniciativas de um grupo de amigos de Zebreira concelho de Idanha-a-Nova que entre outras coisas, gostam de dar umas pedaladas ao sabor da Natureza. O grupo chama-se como já devem ter reparado; OS ALCATRUZES - ZEBREIRA AMIGOS & BIKES. ALCATRUZES?! Porquê? Alcatruz, s.m. (do Árabe alcaduz). Vaso de barro e modernamente de zinco, que se ata no calabre da nora, e vasa na calha a água que recebe. Este é o significado de Alcatruz, mas o nome do grupo deve-se ao facto de os habitantes de Zebreira para além de ser Zebreirenses também são alcunhados por Alcatruzes.


quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

O último feriado...

A Restauração da Independência é a designação dada à revolta dos portugueses, iniciada em 1 de Dezembro de 1640, chefiados por um grupo designado de Os Quarenta Conjurados e que se alastrou por todo o país, contra a tentativa da anulação da independência do Reino de Portugal pela governação da Dinastia filipina, e que vem a culminar com a instauração da 4.a Dinastia Portuguesa que parte da casa de Bragança. É comemorada anualmente em Portugal por um feriado no dia 1 de Dezembro. Que por sinal será esta a ultima vez, que será comemorada com um feriado, pois para o ano este è um daqueles feriados a desaparecer do calendário, segundo a ideologia do nosso Governo.

Segundo a critica o desaparecimento de alguns feriados, por alguns é visto com algum optimismo e por outros é visto de uma maneira menos positiva.

Só espero; é que com tantas alterações e tantos esforços, a luz ao final do túnel apareça bastante cintilante e duradoura.

Os ALCATRUZES também não quiseram deixar passar ao lado deste hipotético último feriado. E foram fazer o gostinho ao pedal, embora só serem dois, foi bastante relaxante esta voltinha matinal, com temperaturas típicas da época. Fizeram-se 30 quilometrosinhos por alcatrão, pois para fazer todo-o-terreno era bastante arriscado por causa da enorme afluência dos caçadores por estas bandas.

Despeço-me com amizade, fiquem bem e façam o favor de ser felizes e fazer alguém feliz.


                                 Foto alusiva ao feriado
                                        
                                          Igreja de Toulões como fundo

domingo, 30 de outubro de 2011

Pedalando com ou sem Halloween

Mesmo com a mudança de hora, a rapaziada à hora marcada juntou-se defronte à sessão da Zebreira dos bombeiros voluntários de Idanha-a-Nova, para mais um passeio de BTT. A acrescentar que o grupo chegou à meia dúzia, tendo como intervenientes; Carlos Mendes, Sérgio Andrade, Norberto Nunes (Bóia), Nuno Almeida, Carlos Felipe ( CAFI) e David Vaz uma meia dúzia a lembrara um cartucho de castanhas.

Iniciamos marcha com destino ao “valecabeiro” (vale cabreiro ),entramos em terra batida e tomamos rumo em direcção às jardinas, seguindo-se os Vlères à moda da Zebreira que na realidade são os Vilares. Mais à frente confrontámo-nos com o arraial da Casinha Branca, com belíssimas paisagens e um percurso bastante rolante, caminhos sem pó e praticamente sem lama, depois da chuva que caio durante a semana. Continuando a rolar e pondo a conversa em dia, passamos ao Lado do Amieiro e pelo Sªº Domingos velho.

Agora era vez de sacudir a pouca lama que se tinha agarrado aos pneus no alcatrão. Pouco mais à frente entramos novamente em terra batida, com destino ao arraial dos Zebros, outra hora habitado e agora parcialmente destruído. Mas com um magnífico forno a lenha, todo ele feito em forte cantaria praticamente sem danos.

Depois de uma breve exploração ao local, continuamos viagem. Pouco mais à frente contornamos o rio Aravil até chegáramos novamente ao asfalto. Depois de percorridos três ou quatro quilómetros, voltamos novamente à terra batida. Aqui com muita pena nossa, tivemo-nos de nos separar do amigo David Vaz, uma vez que este tinha compromissos e a horas marcadas.

A viagem prosseguiu em direcção às beiradas da Toula. Aqui fomos abordados pela Senhoria onde questionou o nosso paradeiro e o porque estar-mos ali, uma vez o caminho ser privado segundo ela. De uma coisa eu estou certo desde a minha remota juventude sempre por ali se passou desde tractores agrícolas a toda a espécie de veículos . Mas agora alguém se lembrou de por lá uma cancela e pronto, acabou-se o público e passou a privado. Enfim; assim anda o nosso pais.

Mas esquecendo este episodio um pouco menos feliz, em verdade vos digo; foi uma manhã daquelas para mais tarde recordar muito, muito bem passada.

Fiquem bem amigos, continuação de boas leituras, grandes pedaladas e um Santo dia de todos os Santos



                                            Casinha Branca




A bela rapaziada com o esplêndido forno de lenha ao fundo...  

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Trilhos

Ontem Domingo realizou-se o “VII Trilhos da Raia”, onde alguns dos ALCATRUZES fizeram questão de marcar presença, como o Humberto que conseguiu chegar em 58º lugar com um tempo de2h51m nada mau. O nosso “Campeão” Norberto (Bóia) que também fez o seu papel, com furos e tudo consegui chegar nos primeiros 100 mais propriamente em 113º e com 3h15m nas pernas. Isto no percurso dos 50km. A destacar a presença bastante notável do nosso incrível Nuno Almeida que cruzou o ponto de chegada nos honrosos 30º lugar com um tempo de 3h 44m. nos 70km.


Mas a lamentar, a queda bastante aparatosa que o amigo Magro sofreu. Desde já as melhoras rápidas, companheiro.

Por cá e como o bichinho também mordia, eu e o Rui fomos também esticar a corrente às Bikes e demos uma voltinha de 40km aproximadamente.

Bom! Fiquem bem, continuem a pedalar e até à próxima crónica.





Castelo de Penafiel sobre o rio Erges Espanha
 
 




       

domingo, 9 de outubro de 2011

Verão no Outono

Por incrível ou talvez estranho que pareça, o facto é que mais parece Verão do que realmente Outono. Dias bastante azulados com poucas ou quase nenhumas nuvens a pairar no céu. Temperaturas acima dos º25 graus célsius. Completamente dias da estação quente.

Dias esses, propícios à pratica de desportos. No nosso caso BTT. E foi o que aconteceu, apesar de quase toda a nossa maltinha andar de Bike, nos últimos tempos não se fazia em grupo, era mais tipo a solo, devido a vários factores. Mas finalmente conseguir-se reunir um grupinho, por certo não muito grande na verdade, mas interessante; Carlos Mendes, Joaquim Diogo, Norberto Bóia, David Canoa e Nuno Aleixo e lá se foi pedalar.

Tivemos o privilegio de pedalar com os amigos da ALBICHIP e da CONCEPT que apesar da crise ainda tiveram a amabilidade de nos oferecerem jerseis ( aos alcatruzes que pedalaram no 2º passeio nocturno incorporado no festival do desporto na Natureza na Zebreira ). Em meu nome e daqueles que receberam os ditos jerseis um muito obrigado.

Pedalamos então em solos da Toula e tomamos rumo à herdade da Zebreira. Aí também não nos podíamos “distender” muito, uma vez que era dia de caça. E… mais vale prevenir do que remediar.

Já na Zebreira aventuramo-nos por uma “quelha” onde costumava brincar de pequeno e onde já não passava há muito, muito tempo. Bom no fim desta travessia nostálgica, o resultado foi um monte de furos devido à minha falta de cuidado e ao mau estado de conservação da dita quelha. Mas valeu bem a pena, pois foi uma manha bem divertida em companhia de bons amigos.

Despeço-me com votos de continuação de boas pesquisas e grandes pedaladas

Sejam felizes e façam o favor de fazer alguém feliz…

                                          Fotos de : Joaquim Diogo






                                  Subida danada... com o cabeço de Monsanto ao longe
                                       Entrada da dita "Quelha"

                                  A "Quelha" 

                                          E as suas consequencias 


                                         Sem comentários...

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Nós por cá...

O mês de Agosto está a chegar ao fim. Mas até que isso aconteça, o nosso conselho continua com as festas populares. Este fim-de-semana foi em Alcafozes a famosa festa da padroeira dos aviadores Nossa Senhora do Loreto e em Medelim celebram-se as festas em honra da nossa senhora do Calvário.

Eu pessoalmente optei por ficar por cá e assistir a um espectáculo de rua, oferecido gentilmente e gratuitamente pela prata da casa a Tuna da Zebreira, em frente à capela do espírito Santo. A logística ficou a cargo dos pais do nosso amigo Humberto, a eles e a Tuna um bem acha por proporcionar um agradável serão.

Aproveito também para vos lembrar que para a semana mais propriamente dias 8,9,e 10 de Setembro comemoram-se as festas em louvor à nossa Senhora da Piedade aqui na Zebreira.

Ontem, depois de alguma ausência, as bikes deram sinal de vida, se bem que foram só duas; a minha e a do nosso autoproclamado campeão “Bóia” Norberto. Mas já é um princípio. Com uma temperatura a rondar os 30ºc por volta das 18h, aí fomos nos matar saudades dos nossos admiráveis trilhos. E acreditem que apesar da temperatura parecer um pouco elevada, foi uma voltinha que se vez na boa e bastante relaxante.

Caros amigos; desejo-vos continuação de boas férias, boas leituras e grandes pedaladas.

“Façam o favor de ser felizes e fazer alguém feliz…”




                                 Tuna da Zebreira em frente à capela do  Espirito Santo



                                        
                                            O público feliz...



                                        Finalmente os meninos persistentes

domingo, 14 de agosto de 2011

Os EMIGRANTES – “Meu querido mês de Agosto”


Até poderia começar por dizer que os ALCATRUZES emigraram, pois já não se juntam num bom grupo para pedalar já faz muito tempo. Mas reconhecendo a realidade dos factos é bem lógico isto acontecer. Pois vejamos; temperaturas muito pouco agradáveis para pedalar, alguns gozam as tão merecidas férias por esse mundo fora, outros com “um pouco de menos sorte” e também por vontade própria tem que gozar as férias fazendo “voluntariado” nos Bombeiros, isto juntando mais alguns ingredientes dá esta ausência. Mas as Bikes que nos aguardem, qualquer dia voltamos em força.

Não podia passar sem falar na volta a Portugal em bicicleta que teve a maior etapa a terminar em Castelo Branco no dia 11 de Agosto saído vencedor Francesco Gavazzi. Grandes heróis estes Homens a pedalar com este calaor…

Nos últimos dias tem-se notado um aumento significativo de movimento na nossa aldeia. As ruas agora, mais preenchidas do que nunca, com viaturas de matriculas bem diferentes das usuais. São os nossos queridos emigrantes que estão de volta à sua terra Natal. Com eles trazem; saudades, alegria e muita felicidade aos seus familiares, amigos e até mesmo à própria aldeia.

Com os emigrantes por cá, coincidem também as festas populares que se realizam por essas aldeias fora, neste nosso querido Portugal. E Zebreira não foge a regra, no próximo fim-de-semana temos a Festas em Honra de Stº Isidro, com os tradicionais arraiais com bailaricos e petiscos para animar a rapaziada que bem precisa…

È mesmo de dizer tal como a música “ Meu querido mês de Agosto”

Esta crónica é dedicada aos emigrantes que fazem pela vida por esse mundo fora. A eles, em meu nome e em nome dos Alcatruzes desejo-lhe as melhores felicidades.

Desejo-vos continuação de boas leituras, pesquisas, grandes pedaladas e se for o caso umas óptimas férias.

Façam o favor de ser felizes e fazer alguém feliz…!



                                        
                                         
                                  Deixo-vos o vídeo – “Meu querido mês de Agosto” alusivo ao tema da crónica de hoje



                               Ficam algumas imagens inéditas da volta a Portugal em Bicicleta                – Castelo Branco










domingo, 26 de junho de 2011

Zebreira em Movimento


Há muita boa gente a pensar que nas aldeias do interior não há grande coisa para fazer, que são pacatas, sem grande iniciativas e por ai fora. O que em algumas situações faz algum sentido. Mas não é o caso da nossa lida vila de Zebreira, que nestes dois últimos fins-de-semana foram muito, muito movimentados.

No fim-de-semana 18/19 de Junho realizou-se o 2º Festival de desporto na natureza. Com actividades para todos os gostos; pesca desportiva, canoagem, raid equestre, demonstração TT, demonstração de dirt jump, Karting, “a cereja no topo do bolo” festival hípico (saltos), feira de produtos artesanais, tasquinhas, música e muita animação e muito, muito mais. E como não poderia de deixar de ser o IIº passeio nocturno de BTT que correu espectacularmente, com temperaturas agradáveis, abastecimentos e jantar a condizer com a circunstância e o mais importante sem acidentes.

Este fim-de-semana tal como o ano passado por iniciativa de alguns jovens cá da terra, que tal como os ALCATRUZES também estes gostam de trabalhar para animar esta nossa linda vila. Realiza-se a festa em louvor do (Jovem santo, por cá) São João. A animação começou logo na sexta-feira com o jantar à base de sardinhas como manda a tradição sardinha e pão, estes gratuitos para quem quisesse saciar a fome. O arraial prolongou-se pela noite dentro com animação musical e bar aberto. No sábado foi dia de garraiada e à noite toca a dançar pele noite fora.

Hoje domingo e porque as temperaturas convidam e de que maneira, a um mergulho, ai vamos nós aproveitar uma nas nossas jóias; as piscinas.

Fiquem bem, umas boas férias se for o caso, continuação de boas leituras e grandes pedaladas.

Sejam felizes e façam alguém feliz!



http://videos.sapo.pt/R6KLZ1SLaZSOkIUoz3ld











domingo, 12 de junho de 2011

10 de Junho “Dia de Portugal”

“O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, celebrado a 10 de Junho, é o dia em que se assinala a morte de Luís Vaz de Camões em 1580, e também um feriado nacional de Portugal.

Durante o regime ditatorial do Estado Novo de 1933 até à Revolução dos Cravos de 25 de Abril de 1974, era celebrado como o Dia da Raça: a raça portuguesa ou os portugueses.”

Os ALCATRUZES não deixaram fugir esta oportunidade e aproveita-la para festejar em família.

Às nove horas lá estava a rapaziada e as Bikes no local habitual (secção da Zebreira dos bombeiros voluntários de Idanha-a-Nova) prontos para mais uma jornada. E mais uma vez o Dejá Vú lá estava a horas…

Depois de meia dúzia de quilómetros por alcatrão, entramos em terra batida que é o que a gente gosta. Até ai tudo muito bem, o pior, entre aspas, foi a companhia inesperada que fez questão de nos acompanhar por alguns quilómetros. Nada mais nada menos que uma manada de vacas bravas que por ali pastavam. Mas quanto mais a rapaziada progredia no terreno, mais vaquinhas apareciam. Mas nada que o nosso audaz Sérgio Andrade conseguisse resolver. Como nosso batedor, ele batia as palmas gritava e as vaquinhas lá se ião afastando. Qualquer das formas a rapaziada, atrás ia com um olho nas ditas vaquinhas e outro na azinheira mais próxima. Nunca se sabe…

Depois deste encorajado percurso, a seguir foi só pedalar até chegáramos a Salvaterra. Aqui fizemos uma paragem para saciar a sede e pormos em dia a conversa com as gentes de lá.

Ao chegar ao açude, já cheirava a lume pois os homens da logística o Duarte Andrade e o Sr. Domingos já tinham tudo controlado, para que o almoço tivesse pronto a horas como aconteceu.

E claro está, era hora de restabelecer energias. A mesa posta e a família composta por dezoito membros, meteram mãos à obra. A lamentar mesmo a ausência do amigo Rui que nos acompanhou a pedalar mas não pode estar presente no almoço.

A tarde continuava e era hora de digerir o farto almoço que por sinal estava divinal uns grelhados na brasa acompanhado com salada, pão típico da Zebreira e regados com bom vinho e ou cerveja. No final um soberbo arroz dose cortesia da mãe do Joaquim Diogo a senhora Maria do Carmo para ela um bem aja.

Longe estava ainda de este preclaro convívio terminar. Uma boa disputa do típico e tradicional jogo da malha. E uns gratificantes mergulhos nas aguas cristalinas da ribeira de Salvaterra do Extremo na fronteira com a vizinha Espanha.

Quanto a mim um dia inesquecível a repetir.

“Temos que aproveitar estes bons momentos, enquanto os nossos governantes ainda não inventaram um hipotético imposto sobre a amizade ou algo parecido…”

Caros amigos sejam felizes e façam o favor de fazer alguém feliz…



                         Deixo-vos com as fotos do sucesso...
                         (fotografo Joaquim Diogo -Deja Vú ) 


                                         
                                          As vaquinhas






                                         Salvaterra do Extremo
                  
                                         Café de
                                         Salvaterra do Extremo
                                          Salvaterra do Extremo   
                                          Salvaterra do Extremo
                                            
                                        Os nossos
                                                Cozinheiros  




                                       
                                          A ribeira fresca e cristalina (Lado de la Espanha)


                                               
                                          A hora da papa




                                 Como podem observar
                                          deixamos tudo como encontramos

                                         O açude com passagem para Espanha 




Foi isto tudo e muito,muito mais...