APRESENTAÇÂO


Olá a todos desde já deixo, os agradecimentos a todos os visitantes deste blogue. Este espaço foi criado para divulgar as aventuras e iniciativas de um grupo de amigos de Zebreira concelho de Idanha-a-Nova que entre outras coisas, gostam de dar umas pedaladas ao sabor da Natureza. O grupo chama-se como já devem ter reparado; OS ALCATRUZES - ZEBREIRA AMIGOS & BIKES. ALCATRUZES?! Porquê? Alcatruz, s.m. (do Árabe alcaduz). Vaso de barro e modernamente de zinco, que se ata no calabre da nora, e vasa na calha a água que recebe. Este é o significado de Alcatruz, mas o nome do grupo deve-se ao facto de os habitantes de Zebreira para além de ser Zebreirenses também são alcunhados por Alcatruzes.


domingo, 30 de outubro de 2011

Pedalando com ou sem Halloween

Mesmo com a mudança de hora, a rapaziada à hora marcada juntou-se defronte à sessão da Zebreira dos bombeiros voluntários de Idanha-a-Nova, para mais um passeio de BTT. A acrescentar que o grupo chegou à meia dúzia, tendo como intervenientes; Carlos Mendes, Sérgio Andrade, Norberto Nunes (Bóia), Nuno Almeida, Carlos Felipe ( CAFI) e David Vaz uma meia dúzia a lembrara um cartucho de castanhas.

Iniciamos marcha com destino ao “valecabeiro” (vale cabreiro ),entramos em terra batida e tomamos rumo em direcção às jardinas, seguindo-se os Vlères à moda da Zebreira que na realidade são os Vilares. Mais à frente confrontámo-nos com o arraial da Casinha Branca, com belíssimas paisagens e um percurso bastante rolante, caminhos sem pó e praticamente sem lama, depois da chuva que caio durante a semana. Continuando a rolar e pondo a conversa em dia, passamos ao Lado do Amieiro e pelo Sªº Domingos velho.

Agora era vez de sacudir a pouca lama que se tinha agarrado aos pneus no alcatrão. Pouco mais à frente entramos novamente em terra batida, com destino ao arraial dos Zebros, outra hora habitado e agora parcialmente destruído. Mas com um magnífico forno a lenha, todo ele feito em forte cantaria praticamente sem danos.

Depois de uma breve exploração ao local, continuamos viagem. Pouco mais à frente contornamos o rio Aravil até chegáramos novamente ao asfalto. Depois de percorridos três ou quatro quilómetros, voltamos novamente à terra batida. Aqui com muita pena nossa, tivemo-nos de nos separar do amigo David Vaz, uma vez que este tinha compromissos e a horas marcadas.

A viagem prosseguiu em direcção às beiradas da Toula. Aqui fomos abordados pela Senhoria onde questionou o nosso paradeiro e o porque estar-mos ali, uma vez o caminho ser privado segundo ela. De uma coisa eu estou certo desde a minha remota juventude sempre por ali se passou desde tractores agrícolas a toda a espécie de veículos . Mas agora alguém se lembrou de por lá uma cancela e pronto, acabou-se o público e passou a privado. Enfim; assim anda o nosso pais.

Mas esquecendo este episodio um pouco menos feliz, em verdade vos digo; foi uma manhã daquelas para mais tarde recordar muito, muito bem passada.

Fiquem bem amigos, continuação de boas leituras, grandes pedaladas e um Santo dia de todos os Santos



                                            Casinha Branca




A bela rapaziada com o esplêndido forno de lenha ao fundo...  

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Trilhos

Ontem Domingo realizou-se o “VII Trilhos da Raia”, onde alguns dos ALCATRUZES fizeram questão de marcar presença, como o Humberto que conseguiu chegar em 58º lugar com um tempo de2h51m nada mau. O nosso “Campeão” Norberto (Bóia) que também fez o seu papel, com furos e tudo consegui chegar nos primeiros 100 mais propriamente em 113º e com 3h15m nas pernas. Isto no percurso dos 50km. A destacar a presença bastante notável do nosso incrível Nuno Almeida que cruzou o ponto de chegada nos honrosos 30º lugar com um tempo de 3h 44m. nos 70km.


Mas a lamentar, a queda bastante aparatosa que o amigo Magro sofreu. Desde já as melhoras rápidas, companheiro.

Por cá e como o bichinho também mordia, eu e o Rui fomos também esticar a corrente às Bikes e demos uma voltinha de 40km aproximadamente.

Bom! Fiquem bem, continuem a pedalar e até à próxima crónica.





Castelo de Penafiel sobre o rio Erges Espanha
 
 




       

domingo, 9 de outubro de 2011

Verão no Outono

Por incrível ou talvez estranho que pareça, o facto é que mais parece Verão do que realmente Outono. Dias bastante azulados com poucas ou quase nenhumas nuvens a pairar no céu. Temperaturas acima dos º25 graus célsius. Completamente dias da estação quente.

Dias esses, propícios à pratica de desportos. No nosso caso BTT. E foi o que aconteceu, apesar de quase toda a nossa maltinha andar de Bike, nos últimos tempos não se fazia em grupo, era mais tipo a solo, devido a vários factores. Mas finalmente conseguir-se reunir um grupinho, por certo não muito grande na verdade, mas interessante; Carlos Mendes, Joaquim Diogo, Norberto Bóia, David Canoa e Nuno Aleixo e lá se foi pedalar.

Tivemos o privilegio de pedalar com os amigos da ALBICHIP e da CONCEPT que apesar da crise ainda tiveram a amabilidade de nos oferecerem jerseis ( aos alcatruzes que pedalaram no 2º passeio nocturno incorporado no festival do desporto na Natureza na Zebreira ). Em meu nome e daqueles que receberam os ditos jerseis um muito obrigado.

Pedalamos então em solos da Toula e tomamos rumo à herdade da Zebreira. Aí também não nos podíamos “distender” muito, uma vez que era dia de caça. E… mais vale prevenir do que remediar.

Já na Zebreira aventuramo-nos por uma “quelha” onde costumava brincar de pequeno e onde já não passava há muito, muito tempo. Bom no fim desta travessia nostálgica, o resultado foi um monte de furos devido à minha falta de cuidado e ao mau estado de conservação da dita quelha. Mas valeu bem a pena, pois foi uma manha bem divertida em companhia de bons amigos.

Despeço-me com votos de continuação de boas pesquisas e grandes pedaladas

Sejam felizes e façam o favor de fazer alguém feliz…

                                          Fotos de : Joaquim Diogo






                                  Subida danada... com o cabeço de Monsanto ao longe
                                       Entrada da dita "Quelha"

                                  A "Quelha" 

                                          E as suas consequencias 


                                         Sem comentários...