APRESENTAÇÂO


Olá a todos desde já deixo, os agradecimentos a todos os visitantes deste blogue. Este espaço foi criado para divulgar as aventuras e iniciativas de um grupo de amigos de Zebreira concelho de Idanha-a-Nova que entre outras coisas, gostam de dar umas pedaladas ao sabor da Natureza. O grupo chama-se como já devem ter reparado; OS ALCATRUZES - ZEBREIRA AMIGOS & BIKES. ALCATRUZES?! Porquê? Alcatruz, s.m. (do Árabe alcaduz). Vaso de barro e modernamente de zinco, que se ata no calabre da nora, e vasa na calha a água que recebe. Este é o significado de Alcatruz, mas o nome do grupo deve-se ao facto de os habitantes de Zebreira para além de ser Zebreirenses também são alcunhados por Alcatruzes.


quinta-feira, 18 de abril de 2013

Srª do Almortão - 2013

                        
   Com a romaria mais popular do distrito de Castelo Branco á porta, a nossa  senhora do Almortão no conselho de Idanha a Nova. E o tempo agora já primaveril, agarramos nas bikes e fomos nos dar ao pedal. Nos isto é; Carlos Mendes, Nuno Aleixo e os irmãos “BOYAS”.
Optamos por fazer só asfalto, uma vez que parte dos caminhos outra hora abertos ao público, agora estão vedados e alguns até fechados com runas feitas por maquinas retroescavadoras. Para que ninguém consiga passar. Enfim coisas do progresso ou não… E também porque muitas trilhas ainda estão cheias de agua o que já “aborrece” para este ano.
Logo aos primeiros quilómetros estavam o Igor Silva e a Namorada Joana Barros que também se aventuram a pedalar até ao santuário. Parados, com um pequeno problema técnico- mecânico que logo foi reparado, mandara-nos seguir. Preferiam ir a um ritmo mais tipo o deles.
Bom! Então lá seguimos e a bom ritmo, não fosse ele a descer pelo menos até ao rio Aravil.
Já no cruzamento com acesso ao santuário estavam alguns dos nossos amigos os bombeiros em vigilância aos peregrinos que chegavam de todas as partes do conselho. E aproveitavam a ocasião para fazer um peditório de angariação de dinheiro para ajudar á associação a fazer frente a esta crise que não há meios de nos deixar.
Depois de uma breve palestra com esta brava rapaziada continuamos o nosso itinerário.
Já com o lindo recinto da romaria a avistar-se, não é que nos surpreende o nosso velho amigo “Deja Vú” Joaquim Diogo, mas não a pedalar e sim a trabalhar o que nestes tempos é muito bom!?!?. Tivemos que matar saudades e mais um dedo de prosa. Entretanto apro chega-se um veterano do pedal, o amigo Fazendas. Pedalamos rumo ao recinto onde alem da capela da Srª do Almortão já havia umas tascas para a rapaziada “matar o bicho”. Bebemos um traçadinho branquinho, para repor energias cortesia do senhor Fazendas. A ele um Bem-haja.
Com as batarias recargadas, posemos rumo á Zebreira passando por Alcafozes.
E assim se passou esta manhã de sábado em boa harmonia e companhia. Resta dizer que o dia principal desta romaria é segunda-feira, feriado municipal. Este ano no dia 15 de Abril de 2013.
Fiquem bem sejam felizes e façam alguém feliz!  
Carlos Mendes









 
A Romaria na Segunda Feira com diversão
 
                 
                                           Feira



                                          Cortejo




                                           E a tipica merenda em Familia
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário