APRESENTAÇÂO


Olá a todos desde já deixo, os agradecimentos a todos os visitantes deste blogue. Este espaço foi criado para divulgar as aventuras e iniciativas de um grupo de amigos de Zebreira concelho de Idanha-a-Nova que entre outras coisas, gostam de dar umas pedaladas ao sabor da Natureza. O grupo chama-se como já devem ter reparado; OS ALCATRUZES - ZEBREIRA AMIGOS & BIKES. ALCATRUZES?! Porquê? Alcatruz, s.m. (do Árabe alcaduz). Vaso de barro e modernamente de zinco, que se ata no calabre da nora, e vasa na calha a água que recebe. Este é o significado de Alcatruz, mas o nome do grupo deve-se ao facto de os habitantes de Zebreira para além de ser Zebreirenses também são alcunhados por Alcatruzes.


domingo, 12 de junho de 2011

10 de Junho “Dia de Portugal”

“O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, celebrado a 10 de Junho, é o dia em que se assinala a morte de Luís Vaz de Camões em 1580, e também um feriado nacional de Portugal.

Durante o regime ditatorial do Estado Novo de 1933 até à Revolução dos Cravos de 25 de Abril de 1974, era celebrado como o Dia da Raça: a raça portuguesa ou os portugueses.”

Os ALCATRUZES não deixaram fugir esta oportunidade e aproveita-la para festejar em família.

Às nove horas lá estava a rapaziada e as Bikes no local habitual (secção da Zebreira dos bombeiros voluntários de Idanha-a-Nova) prontos para mais uma jornada. E mais uma vez o Dejá Vú lá estava a horas…

Depois de meia dúzia de quilómetros por alcatrão, entramos em terra batida que é o que a gente gosta. Até ai tudo muito bem, o pior, entre aspas, foi a companhia inesperada que fez questão de nos acompanhar por alguns quilómetros. Nada mais nada menos que uma manada de vacas bravas que por ali pastavam. Mas quanto mais a rapaziada progredia no terreno, mais vaquinhas apareciam. Mas nada que o nosso audaz Sérgio Andrade conseguisse resolver. Como nosso batedor, ele batia as palmas gritava e as vaquinhas lá se ião afastando. Qualquer das formas a rapaziada, atrás ia com um olho nas ditas vaquinhas e outro na azinheira mais próxima. Nunca se sabe…

Depois deste encorajado percurso, a seguir foi só pedalar até chegáramos a Salvaterra. Aqui fizemos uma paragem para saciar a sede e pormos em dia a conversa com as gentes de lá.

Ao chegar ao açude, já cheirava a lume pois os homens da logística o Duarte Andrade e o Sr. Domingos já tinham tudo controlado, para que o almoço tivesse pronto a horas como aconteceu.

E claro está, era hora de restabelecer energias. A mesa posta e a família composta por dezoito membros, meteram mãos à obra. A lamentar mesmo a ausência do amigo Rui que nos acompanhou a pedalar mas não pode estar presente no almoço.

A tarde continuava e era hora de digerir o farto almoço que por sinal estava divinal uns grelhados na brasa acompanhado com salada, pão típico da Zebreira e regados com bom vinho e ou cerveja. No final um soberbo arroz dose cortesia da mãe do Joaquim Diogo a senhora Maria do Carmo para ela um bem aja.

Longe estava ainda de este preclaro convívio terminar. Uma boa disputa do típico e tradicional jogo da malha. E uns gratificantes mergulhos nas aguas cristalinas da ribeira de Salvaterra do Extremo na fronteira com a vizinha Espanha.

Quanto a mim um dia inesquecível a repetir.

“Temos que aproveitar estes bons momentos, enquanto os nossos governantes ainda não inventaram um hipotético imposto sobre a amizade ou algo parecido…”

Caros amigos sejam felizes e façam o favor de fazer alguém feliz…



                         Deixo-vos com as fotos do sucesso...
                         (fotografo Joaquim Diogo -Deja Vú ) 


                                         
                                          As vaquinhas






                                         Salvaterra do Extremo
                  
                                         Café de
                                         Salvaterra do Extremo
                                          Salvaterra do Extremo   
                                          Salvaterra do Extremo
                                            
                                        Os nossos
                                                Cozinheiros  




                                       
                                          A ribeira fresca e cristalina (Lado de la Espanha)


                                               
                                          A hora da papa




                                 Como podem observar
                                          deixamos tudo como encontramos

                                         O açude com passagem para Espanha 




Foi isto tudo e muito,muito mais...

5 comentários:

  1. Boa tarde carissimos Alcatruzes,

    foi com enorme prazer que aceitei o vosso convite para este bonito convivio. A minha familia adorou o dia e eu também. Assim dá gosto em pedalar e conviver. Infelizmente não pude,desta vez, pedalar com vocês mas mais oportunidades vão aparecer de certeza. Logo à noite vou efectuar uma selecção das melhores fotos que tirei e envio.

    Abraço a todos e mais uma vez obrigado.
    Nuno Almeida

    ResponderEliminar
  2. Olá amigos!
    Depois de tudo o que escrevi na crónica, pouco mais há a acrescentar a não ser salientar que foi um dia muito, muito bem passado.
    Um dia entre amigos em Família
    Um forte abraço e até sábado
    Carlos Mendes

    ResponderEliminar
  3. bom dia
    adorei o passeio a salvaterra e a companhia.
    foi tudo 5 estrelas,mesmo tudo.
    viva os alcatruzes
    um abraço e boas pedaladas.
    NORBERTO NUNES(BOIA-O CAMPEÃO)

    ResponderEliminar
  4. Olá amigos!
    Finalmente mais uma pessoa a comentar…
    Se não fossem as estatísticas de visualização do blogue, pensaria que escrevia exclusivamente para o amigo Nuno Almeida.
    Mas felizmente este blogue é visto por muito boa gente.
    Pena mesmo é não comentarem mais …
    Mas pronto contente na mesma …
    Um grande abraço!

    Carlos Mendes

    ResponderEliminar
  5. Como o povo diz: "poucos mas bons" :)

    ResponderEliminar