APRESENTAÇÂO


Olá a todos desde já deixo, os agradecimentos a todos os visitantes deste blogue. Este espaço foi criado para divulgar as aventuras e iniciativas de um grupo de amigos de Zebreira concelho de Idanha-a-Nova que entre outras coisas, gostam de dar umas pedaladas ao sabor da Natureza. O grupo chama-se como já devem ter reparado; OS ALCATRUZES - ZEBREIRA AMIGOS & BIKES. ALCATRUZES?! Porquê? Alcatruz, s.m. (do Árabe alcaduz). Vaso de barro e modernamente de zinco, que se ata no calabre da nora, e vasa na calha a água que recebe. Este é o significado de Alcatruz, mas o nome do grupo deve-se ao facto de os habitantes de Zebreira para além de ser Zebreirenses também são alcunhados por Alcatruzes.


domingo, 18 de abril de 2010

Senhora do Almortão


Ora caros leitores mais uma vez chegou a tão ansiada romaria da padroeira do nosso concelho a Sr.ª do Almortão. Que traz até ao seu recinto milhares de romeiros com muita devoção à tão emblemática santa. Hoje e em especial à noite há um possante fogo-de-artifício e amanhã é a linda procissão em volta da capela e de seguida as merendas campais uma coisa muito singular mas bela de ver.
Enquanto ao BTT; por cá a rapaziada assustou-se com a meteorologia e não apareceram. Visto isto aventurei-me e fui, esticar as pernas mais uma senhora estreante, que se aguentou muito bem a Paula. O Paulo Russo que estava de serviço. Viu-nos partir e lamentou-se por não nos poder acompanhar, mas há que ter paciência nem tudo na vida è BTT…
Enquanto aos nossos bravos ALCATRUZES que foram até Alcains; o Diogo, Sérgio, Humberto e Norberto, tiveram uma jornada bastante dura, segundo informações do amigo Diogo “Dejá Vu” foram 80km com tudo digno de uma bela aventura; desde muita chuva, muita lama muita subidas, até uma organização 5 estrela, pessoas muito simpáticas nos abastecimentos e por ai fora. Visto as condições meteorológicas, não foi possível obter fotografias daí tara-mos que utilizar a nossa imaginação para idealizar esta aventura. Para os quatro Bravos parabéns.
Relativamente à Romaria deixo-vos a letra da canção típica da Sr.ª do ALMORTÂO
Continuação de muitas e boas pedaladas e uma Santa Romaria


Senhora do Almortão
ó minha linda raiana
virai costas a Castela
não queirais ser castelhana

Senhora do Almortão
a vossa capela cheira
cheira a cravos, cheira a rosas
cheira a flor de laranjeira

senhora do Almortão
eu pró ano não prometo
que me morreu o amor
ando vestida de preto

24 comentários:

  1. Então companheiros gostaram da novidade do Blogue?!?
    Agora já tem a possibilidade de votar na mensagem. Tornando-se assim, mais participativos.
    E para nos animar, ainda mais pedia a todos os visitantes que deixassem um comentário nem que seja só a dizer olá.
    Obrigado! Boas leituras, boas pedaladas, uma santa romaria e uma boa semana de trabalho
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Boas tardes rapaziada...
    Em primeiro lugar, os meus parabéns aos nossos bravos que foram a Alcains e nos representaram com grande dignidade,de certeza que todos repararam neles. Muitos Parabéns aos 4.

    Em segundo lugar,tenho pena de não ter participado nestes ultimos 2 Domingos,mas não se pode ter tudo,o trabalho vem em primeiro lugar.Para o próximo já devo ir.Como todos os anos cá temos então a nossa romaria,eu fui a pé,pró ano vamos de bike,loool.
    Em relação a mais recente bttista,parabéns também,tens que te juntar a nós sempre que puderes e quiseres.
    Bom companheiros portem-se todos bem e boas pedaladas...abraço.


    P.S- Falei agora com o nosso "VELOZ", o Diogo, parece que o passeio o cansou um nadita,loool,viu o nosso Benfica (quase CAMPEÃO) e foi logo pá camita,hehehehe.

    ResponderEliminar
  3. Parabens pessoal, ja sei que derqam cartas no passeio de alcains, assim mesmo é que é.
    Viva os ALCATRUZES

    ResponderEliminar
  4. Bem...pessoal a senhora da almortao la passou...mas para o ano a mais..mesmo com o tempo um bocado triste mesmo assim nao choveu...e nem esteve muito frio...
    Passando ao BTT...os quatro Alcatruzes que estiveram em Alcains na maratora dos PAPA LEGUAS,no percurço dos 80 quilometros...estao de parabens,todos eles se portaram com dignidade e lealdade,cada um puxava pelo proximo,dando
    ãnimo,moral a cada quilometro que passava...:dois exemplos que o pessoal repetia varias fezes( um deles dizia QUEM SOMOS,e os outros em grande som respondiam SOMOS ALCATRUZES...bonito de ouvir..
    outra era cada vez que aperecia um carro,o da frente gritava CARRO..,e o que ia atras desse, fazia o mesmo,CARRO...ate ao ultimo...isto tudo transmite orgulho...e amizade entre o grupo)
    porque,o terreno e o tempo nao estavam para brincadeiras,desde chuva,agua pelos joelhos durante varios metros,lama,subidas de 12 quilometros...etc...
    mas nem tudo foi mao,fomos recebidos muito bem,o pessoal era simpatico,os abastecimentos estavam bons,o almoço tambem...o que estava melhor foi o grande banho com agua quente...parabens a organizaçao..
    aqui fica uma palavra de apoio ao BOIA e ao HUMBERTO,nao desistam,isto o que quer e ritmo...
    Pois e Paulo...foi ver o benfica jantar e cama..nao me doia nada mas realmente estava cansado...
    passando de pagina...pessoal domingo as 9 da manha na secçao da zebreira...como de costume...
    e parece que nao chove...mas de qualquer maneira tenho que perguntar primeiro ao sao Carlos...
    £ LONGA VIDA AOS ALCATRUZES &

    ResponderEliminar
  5. Boas pessoal.
    Faço minhas as palavras do Quim Zé,realmente tirando das subidas de 12Klms e aos Klms a pedalar debaixo de agua estava tudo magnifico.
    Bem passando a pagina espero encontrar o pessoal todo no proximo Domingo para desenfurejar as pernas.
    Boas pedaladas.
    Sergio Andrade

    ResponderEliminar
  6. boas amigos do btt,adorei o passeio de 80 kilometros,menos a queda e o ter riscado a bike,mas sao ossos do oficio,agora ja tou por todas,vou fazer uma exibiçao aos 100 kilometros entre idanha e zarza,loooool.
    viva os alcatruzes ke mostraram companherismo e entre ajuda entre eles.....
    tb faço das palavras do deja vu as minhas em todos os sentidos.
    elevamos o nome dos alcatruzes bem alto na modalidade de btt.........
    vamos com isto pa frente somos os maiores no pelotao internacional de btt...........looool..
    boas pedaladas para domingo,eu nao devo ir pk tenho as pastilhas a bater no ferro,é ferro com ferro e nao vai dar,mas para voces um bom passeio alcatruzes....
    NORBERTO NUNES(BOIA)

    ResponderEliminar
  7. Olá amigos espero que à manhã o passeio seja bem agradável por muita pena minha não posso ir, devido a formação nos bombeiros… Mas no próximo fim-de-semana lá estarei para o passeio e almoço, já estou inscrito lol . Não se esqueçam de falar com o nosso “Mecânico” o Sérgio.
    Um abraço e bom passeio
    Carlos Mendes

    ResponderEliminar
  8. Parabens pelo blog, e pela actividade, para que na Zebreira não seja só beber cerveja, e estar sentado no café a jogar ás cartas.

    ResponderEliminar
  9. Boas tardes pessoal...
    Como já devem ter reparado não tenho comparecido nos Domingos,como já referi o trabalho vem em 1º. Então na 2ªFeira eu e o Diogo resolvemos dar uma voltinha pela Idanha,não forçada até porque no dia anterior tinhamos bebidos uma médias e não era pa abusar no pedal. Fizemos 25km em estrada, não é muito mas dá treino para as pernas não pararem.
    Bem rapaziada,continuem que nós vamos voltar.
    Abraço a todos.

    ResponderEliminar
  10. Caro João Benquerença obrigado pela visita ao nosso blogue e pelo comentário deixado, sempre dá para animar a rapaziada e eleva-nos o moral para continuar ainda com mais força de vontade com este nosso projecto
    Amigo Paulo exactamente em 1º lugar a vida pessoal e profissional depois o lazer. Contudo quando o curso acabar cá estaremos à vossa espera…
    Ao amigo Diogo deixo aqui em meu nome e em nome dos Alcatruzes as condolências pela perda de um ente querido.
    Um abraço e continuação de boas pedaladas
    Carlos Mendes

    ResponderEliminar
  11. Em meu nome pessoal também um grande abraço ao Diogo e desde já muita força.As minhas condolências pela perda de um ente familiar.

    ResponderEliminar
  12. Em meu nome pessoal também um grande abraço ao Diogo e desde já muita força.As minhas condolências pela perda de um ente familiar.
    força alcatruzes e domingo la estarei tb.
    NORBERTO NUNES(BOIA).

    ResponderEliminar
  13. Olá Bóia já te inscreveste ?? Não te esqueças…LOL
    Acredito que vai ser um Domingo bem passado. Vá um abraço…
    _____________ Carlos Mendes ______________

    ResponderEliminar
  14. Bom dia dignissimos conterrâneos, demais visitantes e seguidores, não sei se já é do vosso conhecimento mas este ano e pela primeira vez, vamos ter o festival do desporto em Zebreira.
    No referido festival, entre muitas outras modalidades o BTT também vai estar presente, pelo que a Freguesia de Zebreira conta desde já com a vossa colaboração.
    O Festival vai ser em Julho e as datas vão ser anunciadas a seu tempo...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  15. ola amigo presidente vou inscrever-me hoje.senao ainda fico pa traz e eu nao kero perder este passeio e convivio com amigos e companheiros do btt,looool.
    um abraço
    longa vida aos alcatruzes
    NORBERTO NUNES(BOIA)

    ResponderEliminar
  16. ja estou inscrito,ate ke enfim......foi no penultimo dia......ke massada...looool.....
    mas vou la estar,vao ter ke me aturar a pedalar a vosso lado,eheheheheheh.............
    .....longa vida aos alcatruzes......
    NORBERTO NUNES(BOIA)

    ResponderEliminar
  17. Caro amigo Hélder Pintado por acaso já tinha ouvido falar dessa tão nobre ideia. Ainda bem que “alguém se lembrou de começar a andar de bicicleta” para que eventos como esses viessem para a nossa freguesia. Pois em nada ficamos a baixo em relação às outras tanto a nível de logística com de boas pessoas e bem receber…
    E mais te digo, caso os restantes elementos do grupo não se oponham, faço toda a questão de divulgar o dito evento aqui no blogue.
    Em relação às datas convêm saírem cá para fora com alguma antecedência para que a rapaziada se possa organizar e não marcar outros planos.
    Caro amigo Hélder um abraço e “as melhoras”
    Restantes leitores continuação de boa leitura e grandes pedaladas

    _____________ Carlos Mendes ____________

    ResponderEliminar
  18. Pois é amanhã é dia do “PASSEIO DA PRIMAVERA” a carninha já está temperada. As batatas estão-se a fritar, a salada adi ficar pronta, as chouriças e as morcelas essas nem falo, só o cheirinho… Enfim isto promete é pena os nossos dois Alcatruzes não poderem vir pois o dever assim o obriga referindo-me supostamente ao Dejá vú (Diogo) e ao Russo (Paulo). Para quem não se inscreveu para o almoço sempre pode aproveitar a nossa companhia para pedalar ao sabor da Natureza
    Sem mais, até amanhã um pouco antes das 09h enfrente à secção dos bombeiros, como de hábito
    Um abraço e boas pedaladas


    _________ Carlos Mendes ___________

    ResponderEliminar
  19. Ola camaradas....dos pedais...e do peito...
    desde ja,muito obrigado pelas condolênçias...
    Mudando de assunto porque a tristeza nao paga dividas...e como alguem diz,deve-se dar valor as pessoas enquanto vivas...porque depois nada podemos fazer...se nao,mostrar-mos tristeza pela perca da pessoa que tanto amamos...
    Bem...pessoal temos ai o passeio que e ja amanha...eu nao poderei ir,nem mesmo o russo...que estamos de formaçao...nos bombeiros...
    Mas de certeza que sera um belo dia..de muito sol...ihihih
    Pois porque estara ai o SAO CARLOS...e de certeza que nao chove...ihihi
    E quanto ao futuro,festival do desporto em Zebreira.
    SR.Helder Pintado..se contarem conosco ca estaremos para fazer o nosso melhor..
    E como diz o Carlos...em relação às datas convêm saírem cá para fora com alguma antecedência para que a rapaziada se possa organizar...

    £ LONGA VIDA AOS ALCATRUZES &

    ResponderEliminar
  20. Amigo Carlos Mendes o Festival do desporto vai ser no fim de semana de 17 e 18 de Julho, porém e logisticamente falando ainda é relativamente prematuro, pois a organização dos eventos está por conta da Câmara Municipal e toda a parte Burocrática é com eles. Assim que dispuser de mais alguma informação, divulga-la-ei neste local. É de bom grado que divulgo que existe uma Associação de BTT na nossa Freguesia, pois na minha opinião penso conseguirem levar bem alto e de forma prestigiante o bom nome da Freguesia de Zebreira. Não obstante disso sei que fazem parte integrante do grupo bons atletas, obviamente não desfazendo em ninguém, como é o caso do Norberto. O que me intriga um bocado é o facto do irmão não fazer parte...Apesar de um pouco conflituosos, toda a gente se recorda do quão bem jogavam futebol...

    Um Abraço

    ResponderEliminar
  21. boa tarde caros leitores do blogue.
    o "PASSEIO DA PRIMAVERA" correu mt bem como tinhamos programado,foi um passeio com lindos trilhos e boas companhias,alem de terem faltado diogo e russo com grande pena nossa,mas a vida deles em primeiro lugar e dps o lazer ,mas pa proxima a ver se veem.
    alem dos inscritos ainda apareceram dois a pedalar com a malata foi o bini e o sr.magro,ke fizeram tb uma boa companhia e adoraram os trilhos dito por eles.
    os meus parabens para o sr.domingos,o duarte,a fernanda camissao,a paulo e a celia ke fizeram a paparoca e ajudaram no todo o resto .o meu mt obrigado a todos e aos participantes tambem e aos ke nao poderam vir ao passeio por motivos particulares.
    um abraço.
    "VIVA OS ALCATRUZES"
    NORBERTO NUNES"BOIA"

    ResponderEliminar
  22. boa tarde.
    amigo hélder pintado obrigado pelo elogio ke me deste,sim tens toda a razão em relaçao ao dizeres isso de mim,sempre pratikei desporto e sempre dei o meu melhor e é o ke vou tentar fazer aki com a nossa nova associaçao,levar isto para a frente tanto em amizade tanto nos passeios tipo mostrar kem sao "os alcatruzes".
    somos uma familia e ajudamo-nos uns aos outros e vamos dar tudo por tudo ke corra sempre tudo bem e sem "conflituosos" da minha parte,sim sou um pouco conflituoso mas é kuando me fazem ser e kuando vejo ke tenho razao,mas os do grupo tb podem pensar e pensavam isso de mim, o ser um pouco conflituoso ,mas neste momento e ate agora acho ke ng do grupo pensa isso de mim?
    tu pintado conheces-me mt bem e sabes ke eu dou tudo por tudo no ke seja!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    sabes bem disso?
    em relaçao ao meu irmao eu ja lhe disse varias vezes para vir mas vai dizendo "tenho ke comprar bicicleta e etc"agora nao sei ,mas fazia falta tb ele e mts mais,kuanto mais formos melhor e tu tb tens ke vir dar umas pedaladas conosco.
    porta-te bem amigo e um abraço para todos os alcatruzes
    boas pedaladas
    "VIVA OS ALCATRUZES"
    NORBERTO NUNES(BOIA)

    ResponderEliminar
  23. boa tarde
    dia 8 de maio ,ke é o proximo sabado,vao 4 alcatruzes aos 100 kilometros de idanha a zarza e de volta a idanha,a um abastecimento na zebreira e vamos passar ai no recinto das festas na zebreira por volta das 10 da manha so espero ke nos apoiem.
    o meu obrigado
    "VIVA OS ALCATRUZES"
    boas pedaladas
    NORBERTO NUNES"BOIA"

    ResponderEliminar